INTRODUÇÃO À ENGENHARIA DO PETRÓLEO

REFERÊNCIA

PE101PT

DESTINATÁRIOS

Executivos com alto potencial, quadros superiores, gerentes de projecto e programas, futuros gestores de projecto, técnicos e profissionais que pretendam adquirir novos conhecimentos nesta área.

OBJECTIVOS GERAIS

Os objetivos gerais deste módulo são:  Compreender os conceitos e técnicas utilizados na engenharia de perfuração; Examine os requisitos de projeto de planejamento e construção de poços; Otimizar o projeto de um programa de perfuração; Estimar o volume desses reservatórios; Compreender as propriedades de rocha e fluido de um reservatório de hidrocarboneto; Descrever a natureza do fluxo de fluido e distribuição de pressão em um reservatório; Compreender os efeitos da produção / injeção na recuperação de reservas; Os processos depósito e os ambientes de deposição responsáveis pela formação, migração e armazenamento de hidrocarbonetos; Correlacionar entre poços; Identificar as principais características das formações hidrocarbonetos; Estimar o volume desses reservatórios; Conceito de avaliação de formação e registo de poços; Princípios físicos das ferramentas utilizadas na exploração madeireira; Caracterizar a formação com base na interpretação dos registros de poços; Estimar o volume desses reservatórios.

CONTEÚDO DO PROGRAMA

Os principais capítulos deste módulo são:

1- Introdução à Engenharia de Perfuração

2- Introdução à Engenharia de Reservatórios

3- Introdução à Geologia do Petróleo

4- Introdução à avaliação da Formação Geológica

OBEJECTIVOS DE APRENDIZAGEM

Ao concluir este módulo os alunos devem ser capazes de:

Compreender e apreciar o mecanismo de perfuração de poços, calcular o desvio necessário para atingir um alvo de reservatório específico e projetar o caminho do poço.

Entender o sistema hidráulico de perfuração.

Entender e ser capaz de calcular densidades de lama para superar um influxo inesperado e projetar um método de circulação para retornar a operação segura;

Identificar e avaliar diferentes tipo de rocha na crosta terrestre;

Identificar as principais características das rochas de reservatórios;

Identificar as características estruturais e estratigráficas;

Calcular o volume do reservatório e as incertezas com os dados geológicos e de engenharia disponíveis no momento;

Compreender as propriedades de rochas e fluidos que produzem sinais característicos;

Ler e interpretar um registro de poços;

Interpretar o log para discernir porosidade, saturação de água, tipo de rocha contida, teor de hidrocarbonetos;

Contabilização do efeito de xisto, hidrocarbonetos, formações não consolidadas, pressão no reservatório.

MÉTODOS PEDAGÓGICOS

O curso é composto por uma componente teórica, reforçada por uma componente prática recorrendo a exercícios de cálculo e análise para consolidar os conceitos teóricos aprendidos.

CERTIFICADO DE FORMAÇÃO

Os alunos para receberem um certificado da formação em Gestão de Risco devem ter uma nota média superior a 50% no conjunto das provas de avaliação durante o período da formação. Os alunos de mérito com notas médias superiores a 70% irão receber um certificado de Distinção mostrando o alto desempenho adquirido durante esta formação.

 

PE101PT » Duração: 4 Semanas » Preço:

Inscrição e Dados de pagamento

Para te inscreveres no curso, deverás proceder ao pagamento do valor do curso e enviar-nos um email para geral@cipemconsulting.com, com os teus dados e em anexo o comprovativo de pagamento. Após a validação do pagamento, enviaremos os teus dados de acesso à nossa plataforma.